top of page

História

Assentiz (também grafado Assentis, grafia não oficial) é uma freguesia portuguesa do concelho de Torres Novas, com 32,82 km² de área e 2 921 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 89 habitantes por km².

 

A freguesia é formada por um vasto conjunto de lugares e povoações: Alvorão, Assentis, Beselga de Baixo, Beselga de Cima, Carvalhal do Pombo, Casais de Igreja, Casal da Fonte, Casal das Pimenteiras, Charruada, Fungalvaz, Moreiras Grandes, Moreiras Pequenas, Outeiro Grande, Outeiro Pequeno, Vales de Baixo e Vales de Cima.

​

Brasão de Armas

Escudo de vermelho, uma oliveira arrancada, folhada e frutada de sua cor, entre duas mós de moinho de ouro, alinhadas em faixa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ ASSENTIS “.

10955242_1092854514073922_7372345935057429634_o.jpg

Rezam as lendas que a freguesia foi palco de uma carnificina de cristãos por parte dos Romanos e aqui foram descobertas presumíveis ossadas dos mártires da extinta cidade de Concórdia, uma cidade da antiga Lusitânia (segundo a Enciclopédia Portuguesa e Brasileira). Daí o topónimo Assentis derivar de “assen”, uma derivação de “Loco de Sanctis”.

 

No vizinho lugar de Beselga, antiga cidade de Besulci, foi encontrada uma coluna de pedra trabalhada em espiral que comprova a presença de habitantes neste local no período romano.

 

A freguesia juntou ao longo dos séculos um rico património, espelhado na igreja-matriz em honra de Nossa Senhora da Purificação, e nas inúmeras capelas seculares das povoações. Destaque ainda para os dois cruzeiros, em Assentis e em Carvalhal do Pombo.

bottom of page